Diversos

AMIANTO: Amigo ou Inimigo?


Marcado: , , , .

Você sabe do que são feitos os produtos que você compra? Muita gente nem faz ideia. Mesmo no setor alimentício, que informa seus ingredientes e valores nutricionais na embalagem, são poucos os que leem e são conscientes daquilo que estão consumindo.

Você sabia, por exemplo, que o ingrediente principal da grande maioria dos sucos de caixinha é o suco de maça? Por ser mais barato, a maioria dos fabricantes utilizam o suco de maça para fazer o que eles chamam de “mix de sabores”. O sabor de uva, por exemplo, é alcançado através de corantes e aromatizantes.

Como somos uma empresa que preza pela transparência com o consumidor, convidamos você a essa leitura, para que possamos esclarecer alguns fatos sobre um dos nossos principais produtos: a telha de fibrocimento.

A Multilit utiliza o mineral Amianto Crisotila, também chamado de Asbesto, na fabricação de suas telhas de fibrocimento. Muito se falou, e ainda se discute, sobre sua utilização na indústria, pelo grau de risco que sua manipulação gera. Mas gostaríamos de convidá-lo a entender melhor sobre o assunto.

O amianto é um mineral fibroso encontrado em 95% da crosta terrestre, e é formado por transformações geológicas relacionadas com temperatura e pressão. Suas propriedades físico-químicas o tornam muito desejado como matéria-prima para a construção civil. Alta resistência mecânica e às altas temperaturas, incombustibilidade, boa qualidade isolante, entre outras características que levam o amianto a ser largamente utilizado a mais de um século no setor de construção.

 

            Mas, quais riscos ele oferece que possa superar todas essas qualidades, a ponto de discutirem seu uso na indústria?

Ao contrário do que dizem os argumentos mais comuns sobre o assunto, o amianto é inofensivo quando in natura, ou depois de transformado em produto final. Presente em 80% das residências brasileiras em forma de caixas d’água e 50% em forma de telhas, não há nenhum caso de algum consumidor que tenha tido sua saúde comprometida por amianto.

Que riscos que ele oferece então?

Os riscos se restringem a quem trabalha nas minas de extração e nas indústrias que fabricam produtos a base de amianto por causa da poeira gerada na sua manipulação. As partículas da poeira de amianto, quando inaladas, se alojam nos pulmões. Por serem partículas inorgânicas fibrosas, elas não são absorvidas, nem expelidas, pelos mecanismos de defesa do organismo, provocando uma reação inflamatória e, posteriormente, a cicatrização da região afetada, originando a fibrose pulmonar, que consiste na rigidez do tecido dos pulmões e, consequentemente, na diminuição gradativa da capacidade de respiração.

Em alguns casos de asbestose (outro nome dado pela fibrose originada pelo amianto, ou asbesto), o quadro pode evoluir para câncer de pulmão.

Mas, se existem riscos graves atrelados ao amianto, porque a Multilit o utiliza como componente das suas telhas?

Porque, além das telhas que contém amianto terem qualidade superior a outros tipos de telhas, e o melhor custo/benefício para os produtores e consumidores finais, a Multilit investiu, e continua investindo, na capacitação e segurança dos seus funcionários. Durante o processo de fabricação das telhas não há nenhum contato humano direto com a matéria-prima. Todo o maquinário que manipula o mineral é vedado. Nas áreas de maior risco, como a de descarga do amianto extraído das minas, a área é isolada e nenhum funcionário pode circular por ela sem estar devidamente equipado com os uniformes e acessórios de proteção disponibilizados pela empresa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s